Acib Recicla arrecadou 1637 kg de resíduos eletrônicos em 2021

Com quase quatro anos de existência, o programa Acib Recicla vem se consolidando entre as empresas de Blumenau. Trata-se de uma parceria entre a Acib (Associação Empresarial de Blumenau) e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, que assegura destinação adequada dos materiais eletrônicos que não são mais utilizados. Só em 2021, foram arrecadados 1637 kg de resíduos eletrônicos por meio do programa.

Atualmente, são três PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) fixos: na sede da Acib, no Centro de Inovação de Blumenau e no Senac. O ponto itinerante está instalado neste mês na Segura. A partir de fevereiro serão disponibilizados dois pontos itinerantes, que podem ficar de um a dois meses nas empresas. Outras empresas que tiverem interesse em aderir ao programa e receber o ponto de coleta podem entrar em contato pelo email administrativo@acib.net ou telefone (47) 3326-1230.

O que pode ser descartado?

Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos. A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou Bluray, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.

Não podem ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.