Comércio entre Indonésia e Santa Catarina cresceu 20% nos últimos anos, diz embaixador da República da Indonésia no Brasil

Oportunidades de parcerias entre o Brasil e a Indonésia foi o tema debatido na noite de quinta-feira (16), em uma reunião online, organizada pelo Núcleo de Relações Internacionais da Associação Empresarial de Blumenau – Acib.

De acordo com o presidente da Acib, Renato Medeiros, a entidade busca sempre melhorar o ambiente econômico de Blumenau e região. “É importante ter países parceiros, como a Indonésia, facilitando crescimento, exportações e importações”.

Conforme Edi Yusup, embaixador da República da Indonésia no Brasil, o país, localizado na Ásia, conta com uma população de mais de 270 milhões de pessoas, considerado o quarto país mais populoso do mundo. A economia da Indonésia baseia-se na exploração de petróleo, estanho e gás natural.

“Mesmo com a pandemia do Covid-19, a economia da Indonésia, neste ano, registrou um crescimento de 3,6% e prevemos um crescimento de 4,9% em 2022. Além disso, nosso Produto Interno Bruto é de 1 trilhão de dólares e registramos 3 bilhões de dólares em importação e exportação”, informou.

Yusup destacou que a visão do país para 2045 é ser um dos protagonistas na economia  do mundo. “Prevemos em 2045 uma população de 349 milhões de pessoas. Buscamos constantemente manter parcerias com os outros países. Atualmente temos 23 tratados de livre comércio e prevemos outros 13 que já estão em andamento.

Tratado Mercosul

Na ocasião, o embaixador disse que a Indonésia está em processo de discussão de tratado de livre comércio com o Mercosul. “Já realizamos dois encontros para debater o assunto, um em 2019 e outro em 2020. Após o tratado, muitas empresas da Indonésia irão investir no brasil”, relatou.

Edi Yusup informou também que o comércio entre o Brasil e Indonésia está em contínuo crescimento, registrando 3 bilhões de dólares em 2019 e 3,2 bilhões de dólares em 2020.

“O Brasil é considerado um parceiro estratégico pela Indonésia. A Indonésia tem grandes interesses em produtos brasileiros (carne e frango), e vice-versa.  As tributações do Brasil são muito altas, é preciso atualizá-las e buscamos fazer isso através do tratado”, informou.

Parcerias entre Santa Catarina e Indonésia

Yusup declarou que a Indonésia tem grande interesse em parcerias com o estado de Santa Catarina. O comércio entre os países cresceu 20% nos últimos anos. “As principais mercadorias de exportação são fumo, máquinas, couro e essenciais de óleos. Já de importação, são fios, aço, ferro, pneus, carvão e óleo de dendê”, revelou o embaixador.