Diretoria da Acib volta a discutir ações para melhorar o IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) voltou à pauta da diretoria da Acib na reunião desta segunda-feira (12). O encontro contou com a presença do coordenador regional de Educação do Estado de Santa Catarina, professor Osvaldo da Silva Sobrinho. A intenção da conversa foi refletir sobre as ações que a associação pode fazer para ajudar a melhorar esse índice. Uma das formas de ajuda sugeridas pelo professor é a participação das empresas disponibilizando profissionais para auxiliar na formação dos gestores e lideranças das escolas.

O professor Osvaldo falou de algumas ações da Secretaria de Estado de Educação que já são realidade e que, na opinião dele, são fatores que têm como consequência gerar mais motivação para os estudantes, como: formação continuada, instalação de lousas digitais nas escolas, distribuição de notebooks para os professores da rede estadual, instalação de internet banda larga em todas as escolas, aplicativo para alunos poderem acessar a internet 4G, atendimento especializado para todos os alunos que tiverem necessidade, kits de material didático para todos os alunos e transporte escolar.

Também divulgou o sistema de inteligência de dados “Educação na Palma da Mão”. A iniciativa inclui vários painéis que tornam as informações sobre a educação catarinense mais dinâmicas, detalhadas e transparentes, agrupando uma grande quantidade de dados para consulta personalizada. Ela pode ser acessada em

Além disso, o Governo do Estado tem contrato com uma empresa para fazer a sanitização das escolas e implantou na Vila Itoupava uma escola militar. Outro fator que ele acredita que incentivará a melhoria do IDEB é a proposta recente de aumento do piso salarial dos professores.  “O fato de a Acib se colocar à disposição para estudar esse tema nos faz ter ainda mais segurança de que, juntos, podemos evoluir”, apontou o professor.