Furb comemora resultado da parceria com o programa Acib Recicla

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) é uma das instituições que participam do programa Acib Recicla, uma parceria entre a Acib e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos. Um dos PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária), que era itinerante, já saiu da universidade, com resultado bastante positivo. O outro ponto é permanente e continua na Furb, instalado no Centro de Inovação, que fica dentro do Campus 2 da Furb, onde toda a comunidade pode descartar seus eletroeletrônicos sem uso.

"Houve bastante procura pelo Pronto de Entrega Voluntária do Campus 1, no qual foram depositados notebooks, celulares, modens, fontes, entre outros equipamentos e eletrodomésticos trazidos pela comunidade interna e externa que, muitas vezes, não sabe onde deve descartar este tipo de material para que tenha um destino correto”, comenta Flávia Keller Alves, da Comissão do Meio Ambiente da Furb. "Foi muito importante para a Furb contribuir com a comunidade para a coleta e destinação adequada deste tipo de material. E a campanha continua no Centro de Inovação, com o PEV fixo”, lembra.

O que pode ser descartado?

Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos. A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou Bluray, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.

Não podem ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.