Feliz Natal!
A ACIB deseja aos associados e comunidade um Natal cheio de paz e que seja um momento de...
Iniciativa tem como objetivo capacitar adolescentes de 14 a 16 anos para inseri-los no mercado de trabalho.
A diretoria da ACIB recebeu nesta segunda-feira (8) a gerente executiva do Sesi/Senai/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Elinton Marçal, para apresentar o programa Transforma Tech. A iniciativa é uma parceria entre o Senai e a prefeitura e que depende do aceite das empresas para dar certo.
O programa consiste em dois anos de capacitação (800 horas), onde os alunos dividirão o tempo entre aulas no Senai e trabalho nas empresas, da mesma forma como acontece com os jovens aprendizes. Eles trabalharão 20 horas por semana e serão remunerados com meio salário mínimo. “Fizemos avaliação com cerca de 190 jovens para que possam ingressar no programa, porém eles só serão treinados se tivermos apoio das empresas em aceita-los”, explica Silvia. Por enquanto, as empresas interessadas sinalizaram cerca de 15 vagas.
O programa irá focar na formação de assistentes técnicos de TI, mas que podem atuar em empresas de diversos segmentos. É voltado para jovens em vulnerabilidade ou risco social e que estudem em escola pública. “Nós queremos mostrar aos jovens que estão saindo do Ensino Fundamental que estudar vale a pena e evitar a evasão escolar”, diz Silvia. O secretário explicou ainda que a decisão em formar assistentes de TI ocorreu por meio de uma necessidade apontada pelos eixos que compõem o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PEDEM).
A presidente da ACIB, Christiane Buerger, enalteceu o projeto e encorajou que as empresas abracem a ideia. “Pedimos tanto por mão de obra, precisamos apoiar este tipo de iniciativa”. A expectativa é abrir 70 vagas na primeira turma, mas que estarão condicionadas ao interesse das empresas em contratar a mão de obra. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode entrar em contato com o Senai pelo e-mail aprendiz.blumenau@sc.senai.br ou pelo telefone 3321-9643.