Gestão de riscos ocupacionais: fator essencial para a segurança e competitividade das empresas é tema de evento promovido pela Acib
A correta gestão de riscos ocupacionais é um diferencial estratégico para empresas que...
Evento contou com o lançamento da campanha “Prevenir custa menos do que recomeçar” do Comitê das Águas da Federação
A ACIB recebeu nesta quinta-feira (20) a Plenária de Presidentes da Facisc regional Vale do Itajaí. Participaram representantes das associações empresariais de Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode, Balneário Piçarras, Navegantes, Brusque, Balneário Camboriú e Blumenau.
Na reunião aconteceu o lançamento da campanha de Comunicação do Comitê das Águas “Prevenir custa menos do que recomeçar” que tem como foco a força do empreendedorismo catarinense na prevenção dos efeitos adversos do clima no Estado. A iniciativa é da Federação de Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
A presidente da ACIB Christiane Buerger comentou que está muito feliz com o rumo que o comitê tomou, pois desde 2023 a associação também tem a o tema barragens como uma das bandeiras. “O Comitê de Águas foi algo que batalhamos muito para que se tornasse uma realidade e hoje vemos que as associações não estão mais trabalhando o assunto de forma isolada”, comemora.
Dentre as ações estão previstos workshops que vão percorrer as regiões de Santa Catarina, onde serão discutidas as problemáticas como cheias e estiagem conforme a realidade local. O workshop do Vale do Itajaí está marcado para julho.
Entre as propostas do Comitê estão: reunir dados dos impactos versus dados socioeconômicos das regiões afetadas; a retomada da manutenção das barragens (com critérios claros para as empresas executoras) – em especial, das barragens em José Boiteux, e foco nas obras que podem ser licitadas neste momento, com prioridade para a construção e reforço das barragens de Botuverá, Petrolândia e Mirim Doce, além de ações educativas com foco em prevenção.
Quem quiser conferir informações sobre o tema pode acessar o site.