Feliz Natal!
A ACIB deseja aos associados e comunidade um Natal cheio de paz e que seja um momento de...
A Reunião Conjunta do Conselho Deliberativo, Fiscal, Superior e Diretoria Acib desta segunda-feira (10) debateu a reforma da previdência social com o deputado federal Darci de Matos (PSD), que participa da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. “Conquistei espaço pela minha posição inexorável a favor da reforma”, destacou o parlamentar.
Ele iniciou a conversa explicando que o princípio da previdência é solidário, onde todos contribuem para serem amparados na velhice. Mas, destacou que, no momento, “sabemos que a situação é diferente”. “Mudou a lógica da Previdência, está com outros objetivos, além do problema da inadimplência e corrupção”
No entanto, Matos afirmou trazer uma boa notícia. “Já aprovamos uma ´perna´ da reforma da previdência, a MP 871, que combate a corrupção e irá promover uma economia de 200 a 220 bilhões de reais em 10 anos”, afirmou.
Ele comentou que hoje tem muita gente que tem o benefício sem merecer, citando como exemplo o pescador. “Tem 10 mil pescadores beneficiários no lago Paranoá em Brasília”, comentou.
De acordo com o parlamentar, “a MP 871 tira possibilidades como esta, promoverá um pente fino, correções e com isso uma grande economia”.
Matos também defendeu a necessidade da idade mínima para aposentadoria e que a reforma tem que permitir ao menos uma economia de R$ 800 bilhões para não ficar inviável. Ele destacou ainda a necessidade de manter os servidores públicos na reforma e que irão “buscar todo o apoio necessário junto ao Centrão para aprovar a reforma”.
O prefeito de Blumenau Mario Hildebrandt enfatizou a necessidade de se estabelecer o teto e de incluir o serviço público dos municípios e estados na reforma.
Ao final, Matos ainda esclareceu algumas dúvidas dos empresários presentes na reunião.