Diretoria da ACIB recebe representantes de conselhos estaduais

16/07/2024

Diretoria da ACIB recebe representantes de conselhos estaduais

Cejesc e CENI fazem parte da Facisc e são responsáveis por ações voltadas para empresários.

A diretoria da ACIB recebeu na reunião de segunda-feira (15) o presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), Guilherme Tomio, e D.J. Castro, vice-presidente do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (CENI). Os dois são nucleados à ACIB e assumiram os cargos na última eleição. Os conselhos fazem parte do guarda-chuva da Federação das Associações Empresarial de Santa Catarina (Facisc).

Guilherme e D.J. comentaram sobre a importância de fazer parte dos conselhos e de que forma eles contribuem para o desenvolvimento dos empresários e associações. “Cerca de 45% dos presidentes das associações empresariais do Estado já participaram do Cejesc. Isso mostra como o Conselho é um celeiro para formação de líderes”, aponta Tomio. O Cejesc, por exemplo, é responsável pelo Feirão do Imposto e pelo projeto Geração Empreendedora ações realizadas durante todos os anos e que contemplam a comunidade em geral.

O Núcleo Inovação da ACIB foi fundado em 2013, já o CENI surgiu em 2018 como forma de apoiar os núcleos das ACIs. Dentre os movimentos dos quais fazem parte, está o apoio ao Prêmio Inova Mais da Facisc e a contribuição com ações que permitam com que a inovação seja aplicada nas empresas e nas cidades como um todo. “Nos envolvemos com os centros de inovação das cidades e visitamos associações para sensibilizar na criação do núcleo”, explica. “Em breve teremos núcleos em Timbó e Florianópolis”, comemora D.J.

A presidente Christiane Buerger elogiou o trabalho desenvolvido nos conselhos e atestou a importância dos núcleos para as associações. “Hoje somos referência nesse modelo e inspiramos inclusive outras ACIs.”