Núcleo de Cooperativas da Acib entrega brinquedos arrecadados em campanha para entidade beneficente
Cerca de 450 brinquedos foram arrecadados pela campanha promovida pelo Núcleo de...
Os principais agentes e operadores dos habitats de inovação de Santa Catarina estiveram reunidos em Blumenau durante um dia para palestras e conversas sobre o futuro da inovação em Santa Catarina. O evento ocorreu na sexta-feira, dia 23 de novembro, no auditório do Senai e teve apoio também da Acib, da Prefeitura Municipal de Blumenau, Blusoft, Furb e Instituto Gene.
“Precisamos pensar coletivamente, esquecer a individualidade, construindo juntos nossos propósitos”, disse o vice-presidente de mercado da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Silvio Kotujansky, na palestra de abertura. Segundo ele, a tecnologia e a inovação têm tomado um papel predominante na economia mundial e, no Brasil, Santa Catarina ocupa uma posição estratégica. “É um Estado bem distribuído em vários aspectos e integrado. O setor de tecnologia em SC já representa 5,6% do PIB no Estado. Florianópolis e Blumenau são os dois polos de tecnologia com maior crescimento em faturamento médio no Estado. Além disso, Santa Catarina tem a maior proporção de startups do Brasil por habitante”, apontou.
Sobre as tendências do mercado, Kotujansky obsevou que 60% dos jovens estão aprendendo profissões que vão deixar de existir num curto prazo. Na opinião dele, é necessária a integração dos atores – mercado, universidades, empresas, fomentadores de inovação, habitats, governo e sociedade. Outras tendências apontadas por ele são: bllockchain, big data, análise preditiva, inteligência artificial, internet das coisas indústria 4.0. “Precisamos também parar de pensar regionalmente, precisamos pensar no Brasil e no mundo”, concluiu.
Durante o evento, além da palestra da Acate, foram apresentadas palestra da Via Conhecimento ? UFSC sobre “Habitats de Inovação: uma via para a transformação das regiões”; palestra sobre “Aceleração de Territórios: Frentes de inovação e desenvolvimento de ecossistemas (Innobench ? Curitiba)”, além de uma palestra do Governo do Estado sobre “O Governo do Estado e as perspectivas de inovação para Santa Catarina”.
Outro ponto alto do Simpósio de Habitats de Inovação de SC foi a apresentação oficial do FLUSS ? projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que fez o lançamento do Observatório de Habitats de Inovação de Santa Catarina, coordenado pela Via Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto é coordenado pelo professor da Furb, Christian Krambeck.