Núcleo de Cooperativas da Acib entrega brinquedos arrecadados em campanha para entidade beneficente
Cerca de 450 brinquedos foram arrecadados pela campanha promovida pelo Núcleo de...
No dia 9 de novembro o Núcleo de E-commerce da Acib promoveu um bate papo com Marllon Castro sobre SEO e busca orgânica. Ele é fundador do e-commerce Tuning Parts, um dos líderes nacionais em acessórios e peças para carros e motocicletas, que hoje entrega mais de 8 mil pedidos mensalmente para o Brasil e exterior. A empresa foi fundada em 2004 e hoje possui mais de 20 mil produtos.
O especialista explicou que SEO são técnicas utilizadas para que os itens fiquem bem posicionados na busca orgânica. O trabalho leva tempo para começar a mostrar resultado, cerca de quatro a seis meses, diferentemente da busca paga, que depende do orçamento. De acordo com Castro, é possível trabalhar com as duas ferramentas. Porém, ainda segundo dados apresentados por ele, 85% das pessoas que fazem buscas confiam mais nos resultados orgânicos.
Marllon Castro deu algumas dicas de como posicionar melhor os produtos nos mecanismos de busca. Por exemplo, produtos que aparecem na página inicial são vistos pelo Google como os mais importantes; os links internos e externos influenciam nos resultados; criação de landing pages e produção de conteúdo próprio para um blog também são relevantes.
“Devemos começar pelo básico, com a escolha das palavras chaves. Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode utilizar ‘materiais para construção’ ou ‘comprar tijolo’ e produzir conteúdo próprio sobre essas palavras”, exemplificou. Ele ainda deu dicas práticas sobre como criar os títulos e descrições, inserindo as palavras chaves dentro de cada elemento e até mesmo no nome do arquivo da imagem. “É importante se posicionar para o cliente nesse momento zero da compra, falar o que tem de bom ou de ruim, mostrar as vantagens e opções, ajudá-lo no processo de decisão”, apontou.
Segundo Castro, a plataforma em que a Tuning Partsmais foca é o youtube, sendo que 6,7% das vendas são assistidas pelo canal. Ou seja, antes de comprar o consumidor teve contato com um vídeo da empresa. A otimização dos vídeos se dá pelo título, nome do arquivo, tags, descrição, links, etc. Atualmente, o youtube é o segundo maior site de buscas.