ACIB divulga chapa que concorre na eleição 2025-2027
Christiane Buerger e Osnildo Maçaneiro vão à reeleição no dia 28 de abril
Os benefícios fiscais oferecidos pelo Paraguai para atração de empresas brasileiras foram tema de um encontro que o Núcleo de Negócios Internacionais da ACIB (Associação Empresarial de Blumenau) promoveu na quinta-feira, 20. Com o tema “Internacionalização do seu negócio no Paraguai com ganho de competitividade através da Maquila”, o encontro apresentou oportunidades para os empresários da região entenderem como a estratégia da Maquila pode reduzir custos e impulsionar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional.
André Vieira, CEO da Hub Brasil Paraguay, ecossistema voltado à internacionalização de empresas brasileiras, destacou a estabilidade econômica e jurídica que o Paraguai vive como um impulso para que os empresários possam se desenvolver. O modelo de negócios da Hub visa cobrir todos os pontos necessários para que os empresários brasileiros se instalem no país vizinho, se tornando sócia dos negócios. “Dentro do nosso ecossistema temos inclusive parceria com um órgão do governo que capacita profissionais no mercado local para atender a necessidades específicas das indústrias brasileiras que pretendem operar no país”, apontou.
O que é o Regime de Maquila?
O regime de maquila no Paraguai é um regime especial que permite a importação de matérias-primas e maquinários sem impostos. As empresas que fabricam no país pagam apenas um imposto de 1% sobre o valor agregado da exportação. A Lei de Maquila do Paraguai é a Lei nº 1.064/97. O objetivo da lei é incentivar o desenvolvimento industrial, gerar empregos e aumentar as exportações.
Vantagens de expandir para o Paraguai
Pedro Mancuello, CFO na Hub Brasil Paraguay, destacou a estabilidade econômica e a força da moeda Guarani. A inflação é historicamente menor do que 4% ao ano.
Segundo os palestrantes, a instalação de empresas brasileiras no Paraguai por meio da Maquila oferece diversas vantagens competitivas, incluindo:
Lançamento de livro
Além das palestras, o evento marcou o lançamento do livro Internacionalização da economia e dos negócios em Santa Catarina, escrito pelos professores Mohamed Amal, Silvio Cario e Fernando Seabra, especialistas em economia internacional e negócios internacionais pela FURB e UFSC. A obra traz uma análise dos setores internacionalizados em Santa Catarina, uma base de dados das multinacionais operando no Estado, além de conteúdo sobre internacionalização digital.