ACIB realiza primeira reunião de conselhos e diretora de 2025
Encontro contou com prefeito, vice, secretários municipais e presidentes das entidades...
Com o objetivo de conhecer melhor o mercado regional, o Núcleo de Marketing da Acib promoveu uma pesquisa com os profissionais da área que atuam na região. Os resultados foram apresentados à diretoria da Acib na reunião de segunda-feira (14). “Nossa intenção foi avaliar como as empresas estão entendendo o marketing e atuando nessa área. Estamos analisando os resultados da pesquisa para que possamos compreender melhor o mercado e utilizar esses dados como fonte de informação para futuras entregas do próprio Núcleo”, explica a coordenadora, Janine Kuroski.
Alguns dados destacados por Janine foram que a maior parte dos respondentes atua na área de serviços e são empresas de pequeno porte, com até 19 colaboradores. Mais da de metade dos participantes da pesquisa estão lotados em departamentos de Marketing, os demais estão alocados em áreas como comercial/vendas ou executivo/administrativo.
Quase 25% estão em nível de diretoria, 33% são assessores ou analistas de marketing. Das empresas participantes, 57% possuem entre 1 e 3 profissionais no setor de marketing e 68,6% não possuem gerente da área.
Entre as ferramentas utilizadas pelas empresas, destacam-se os seguintes números:
A maior parte dos fornecedores são da região de Blumenau e do Vale do Itajaí. A maioria das empresas respondentes querem investir em mídias sociais (canais próprios, anúncios e patrocínios de influenciadores). Também segundo a pesquisa, inovação, qualidade, resultados, venda consultiva, convergência entre o on e off-line, acompanhar tendências são alguns dos desafios que os fornecedores de marketing da região precisam vencer.
Uma prévia desses resultados foi apresentada também pela coordenadora Janine Kuroski na quinta-feira (10), em um evento promovido pela FAE com apoio do Núcleo de Marketing da Acib, intitulado: “Do Global ao Regional (tendências x realidade)”. O evento teve início com a participação da professora Patrícia Piana Presas, que ministrou palestra sobre tendências de Marketing. Com mediação de Janine Kuroski, os profissionais D.J. Castro, proprietário da Nexia Branding, e Ivan Savaris, gerente de Marketing do Shopping Neumarkt, participaram de uma mesa de debate sobre o tema. Com perguntas direcionadas aos participantes, o bate-papo esclareceu algumas dúvidas sobre o avanço da tecnologia, as novas tendências de marketing e como a sociedade vem sendo impactada por elas.