ACIB recebe presidentes das entidades empresariais de Blumenau
Ação é passo para fortalecer a sociedade civil organizada e trabalhar em prol de...
O evento contou com grandes marcas do setor, como Adidas, C&A, Lojas Renner, Kyly, Reserva, Grupo Nati Vozza, entre outras.
De acordo com dados do IEMI, Santa Catarina abriga 16% dos produtores da cadeia têxtil brasileira. São cerca de 5 mil unidades de produção, incluindo produtoras e beneficiadoras de manufaturas têxteis e fabricantes de artigos confeccionados. A maior participação de Santa Catarina em quantidade de unidades produtivas se verifica no segmento têxtil e vestuário, com cerca de 30% do total nacional.
Considerada um dos principais polos têxteis do país, Blumenau sedia o Primeiro Fórum da Qualidade Têxtil do Brasil 2024, evento inédito e inovador que tem como objetivo principal definir novos padrões de excelência em qualidade na indústria da moda.
De acordo com Karine Liotino, CEO da Etiqueta Certa, uma das organizadoras do evento, um dos principais objetivos do fórum foi trazer à discussão a gestão da qualidade da indústria têxtil e apresentar ferramentas, soluções e conhecimentos para que as empresas se preparem e se tornem cada vez mais competitivas na cadeia da moda no Brasil.
“A própria programação do evento contou com grandes marcas que lideram as tendências no Brasil, como Adidas, C&A, Lojas Renner, Kyly, Reserva, Grupo Nati Vozza, Fashion Innovation Business e ANIVEC Portugal. Essas marcas, além de pensar nas tendências, requisitos, boas práticas e ferramentas para elevar o padrão do mercado, demandam tudo isso da cadeia de fornecimento, que é o polo de Santa Catarina”, explica Karine.
Karine ainda destaca que atualmente o polo têxtil de Santa Catarina é o melhor do Brasil. “Aqui temos as empresas mais adeptas à inovação e que estão à frente no processo de buscar melhorias para a cadeia. E vale lembrar que essas empresas, em Santa Catarina, são fortes fornecedoras das grandes marcas de moda e grupos varejistas do nosso país”.
O Primeiro Fórum da Qualidade Têxtil do Brasil 2024 contou com um recorde de público esperado. Além disso, o evento teve o apoio da Acib (Associação Empresarial de Blumenau) e do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau). A organização do evento foi feita por Etiqueta Certa, TexApex e Texplay.