Feliz Natal!
A ACIB deseja aos associados e comunidade um Natal cheio de paz e que seja um momento de...
O programa Finep Startup, lançado nesta segunda-feira (26) pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), irá oferecer até R$ 400 milhões a empresas inovadoras nos próximos quatro anos.bA chamada pública para startup deve apoiar 50 empresas por ano em duas rodadas de investimentos ? em cada uma, 25 empresas serão selecionadas.
A expectativa é de que o apoio se concentre nas seguintes áreas temáticas: educação, cidades sustentáveis,fintech? junção de finanças com tecnologia ?, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), economia criativa, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura avançada, biotecnologia, tecnologia agrícola, química e modelagem da informação da construção (BIM, na sigla em inglês).
Para contribuir para que as empresas cheguem ao mercado, o Finep Startup selecionará companhias com protótipo, Produto Viável Mínimo (MVP, na sigla em inglês), prova de conceito ou, preferencialmente, já realizando suas primeiras vendas. Esse tipo de contrato transforma a Finep em uma potencial acionista da empresa. A opção de se tornar sócia da startup terá prazo de até três anos, prorrogável por mais dois anos. Se a empresa for bem-sucedida, a agência pode escolher essa opção.
Caso a empresa não seja bem-sucedida no plano de crescimento e não alcance o estágio de maturidade esperado, a Finep não exercerá a prerrogativa. O modelo, inédito na esfera pública no Brasil, é inspirado em programas de outros países, particularmente dos Estados Unidos, mas incorporou inovações.
Saiba mais: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/609 ou com Prana Inovação 47 99103-1732(Ilisangela Mais).