Feliz 2025!
A ACIB deseja um Ano Novo cheio de alegrias e realizações. Que em 2025 possamos ser...
Florianópolis recebeu neste final de semana, 15 e 16 de junho, jovens empresários de 20 países que compõem a aliança de jovens empreendedores do G20, o fórum informal que promove debate aberto e construtivo entre países industrializados e emergentes sobre assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global. A cidade, única do Brasil, reuniu o seleto grupo G20 Young Entrepreneurs Alliance (G-20 YEA) – uma rede que conta com lideranças do empreendedorismo e da política internacional com o objetivo de fortalecer os negócios conduzidos por jovens.
A programação teve abertura no sábado, 15, na sede da Facisc, onde contou com a presença de autoridades e empresários que conduziram uma apresentação sobre o estado e a cidade de Florianópolis aos líderes jovens. No domingo, os jovens participam de uma imersão na Associação Catarinanse de Tecnologia (ACATE).
O presidente da Facisc, Elson Otto, destacou que receber líderes e representantes de 16 países e da União Europeia, além de jovens empresários de outros estados brasileiros e de Santa Catarina, é uma oportunidade de possibilitar relacionamento e fortalecimento de negócios liderados por jovens.
Estiveram presentes empresários da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, China, Espanha, França, Índia, Itália, México, Reino Unido, Turquia, Uruguai e União Europeia de áreas como advocacia, agricultura, commodities, indústria de máquinas e equipamentos, tecnologia, seguros e previdência, serviços, marketing, branding, tecnologia da Informação, telecomunicações, comércio e transporte marítimo.
O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Contou com a parceria da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), do Programa Empreender, do Sebrae/SC, do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis.
O presidente do Cejesc, Guilherme Tomio, explicou que o Conselho é o maior movimento jovem do Brasil. “Santa Catarina tem núcleos de jovens em 72 municípios. São cerca de 2 mil jovens empresários participantes e mais de 1,5 mil empresas.” Os jovens catarinenses se reúnem a cada dois meses em encontros estaduais de forma itinerante, além dos encontros locais em cada cidade com o objetivo de conectar, dar oportunidades de negócios e crescimento dos negócios.
Durante a programação, os jovens líderes conheceram oportunidades de investimento no ecossistema com maior potencial da América Latina, fizeram networking com atores importantes para o desenvolvimento de negócios estratégicos para o estado. No domingo participam ainda de uma imersão no principal em empreendedorismo inovador de Santa Catarina, além de conhecerem o conceito inovador em centros globais de inovação.
* Com informações do site da Facisc.