Feliz Natal!
A ACIB deseja aos associados e comunidade um Natal cheio de paz e que seja um momento de...
A mudança da matriz econômica de Blumenau, com o crescimento do setor de serviços, é confirmada pelo incremento da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), em ritmo maior do que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para falar sobre o assunto, a diretoria da Acib recebeu, nesta segunda-feira (21), o secretário Municipal da Fazenda, César Domenico Poltronieri, e o auditor fiscal tributário Evandro Assis Muller. Além da migração do modelo produtivo da cidade, eles atribuem parte dessa mudança a alterações de legislação ocorridas nos últimos dez anos. “Durante muitos anos a cota parte do ICMS representou a maior parte da arrecadação, mas nos últimos dez anos, o ISS tem demonstrando um crescimento, com possibilidade de ultrapassar o ICMS nos próximos anos. Em 2023, estamos com uma diferença de apenas 6% entre os dois”, relatou Muller.
O impacto da Reforma Tributária, segundo o secretário Poltronieri, pode vir a ser negativo nesse sentido. “A Reforma Tributária é necessária, precisamos simplificar os processos, sobretudo na área da indústria. Mas, é importante que os Municípios tenham autonomia. Ainda existem muitas perguntas sem respostas com relação a esse processo. No modelo atual, não vai favorecer o município, porque cortará o incentivo fiscal e vai tirar a autonomia dos municípios”, apontou.